quinta-feira, 29 de abril de 2010

OS VALORES


É interessante ver como algumas pessoas, muitas vezes instruídas, abdicam das suas vontades para se encaixar na sociedade.
Por exemplo, uma pessoa que gosta de se relacionar com pessoas do mesmo sexo, ainda jovem descobriu que é feliz assim e que é isso que a satisfaz. Ela deveria se sentir orgulhosa por ter encontrado seu próprio caminho tão cedo. Mas, ao contrario disso, ela prioriza os valores impostos pela sociedade, tanto que optou por não assumir isso. Não assumir quem é de verdade.
Preferiu se esconder atrás de uma mentira, ou de várias no caso, e pior que isso, preferiu adorar valores inversos ao da sua natureza. Prefere, ainda hoje, criticar os que, diferente dela, vivem da forma que mais lhes agrada.
Até que ponto você permite que os valores impostos pela sociedade limitem a sua vida, individualidade e felicidade?

"A mentira do ideal foi, até agora, a blasfêmia contra a realidade; a própria humanidade foi enganada por ela e tornou-se falsa até o mais baixo de seus instintos – a ponto de adorar valores inversos como se fossem aqueles com os quais ela poderia garantir para si a prosperidade, o futuro, o direito altivo ao futuro." F. Nietzsche

Nenhum comentário: